As Maravilhas Portuguesas no Mundo

Neste dia 7 de Junho comemora-se mais um aniversário do Tratado de Tordesilhas que, no já longínquo ano de 1494, dividia o mundo conhecido mais o que haveria para descobrir, em duas metades: uma para Espanha, outra para Portugal. Na metade portuguesa ficou toda a África, parte do Brasil, uma grande parte da Ásia (até algum ponto, mal definido durante muito tempo!).
A partir daí, a história é mais um menos conhecida. Espalhamo-nos por todos os continentes, procurando aventura e conhecimento, mas principalmente produtos para comerciar. Misturamo-nos com os nativos das diversas regiões, criámos muitas mestiçagens. Também criámos um império que tardou em perceber que o mundo tinha mudado.
Entre as mestiçagens de que fomos protagonistas, quero destacar a mestiçagem cultural, de que o Brasil é, provavelmente, o melhor exemplo. Por todo o lado, deixámos palavras, modos de viver, toponímia, construções, muitas vezes inovadoras nas suas técnicas construtivas e nos materiais utilizados. O resultado está aí: a votação para as 7 Maravilhas Portuguesas no Mundo mostra-nos o que de mais perene os portugueses deixaram em tantos países, do Uruguai ao Irão, através de três continentes diferentes.
O anúncio original dizia, com alguma graça, que, se os portugueses tivessem ido à Lua, não teriam deixado apenas pégadas. Uma breve viagem pelo site da organização desta votação mostra que, independentemente das considerações morais ou éticas que possamos fazer sobre o estabelecimento do império português, temos uma herança a manter, a valorizar, e de que nos devemos orgulhar. Uma forma de o fazer é votar nestes monumentos, quase todos considerados património da Humanidade. Ainda o pode fazer, por pouco tempo, pois os resultados serão divulgados no dia 10 de Junho. Eu já votei. Neste dia de outras votações, apetece-me fazer apelo a este voto.
Não conheço a maioria destas maravilhas, mas tenho pena. Para quem gosta tanto de viajar como eu, talvez seja um bom objectivo para os próximos anos!

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Figueira da Foz e Jorge de Sena

Cigarros, chocolates e cigarros de chocolate

Sapos e outras superstições