Aos meus alunos

Mais uma vez, recebo uma fita de um ex-aluno meu, para aí escrever algumas palavras, e ser colocada na pasta, por ocasião da Queima das Fitas. Desta vez, é de um rapaz que foi meu aluno durante todo o 3.º ciclo e que agora, no final do seu curso, se lembra de mim e me faz também lembrar dele, da turma, dos tempos que com eles passei. De vez em quando, acontece uma situação destas e toca-me o coração.
O verdadeiro professor não é aquele que faz belos planos, extensos relatórios, lindas planificações de aulas assistidas, cheias de estratégias inovadoras e recheadas de novas tecnologias. Não é o que enche a boca de "eduquês" e debita metodologias importadas e pouco adaptadas às nossas realidades, na maioria dos casos. O bom professor é o que ajuda os seus alunos a crescer, a compreender o mundo e que, de vez em quando, lhes desperta "um brilhozinho nos olhos" de interesse, de descoberta. São esses professores que eles não esquecem. E é por esses alunos e por esses momentos que eu sinto que, apesar de tudo, tem valido a pena ser professora.

Comentários

  1. Boa , Teresa. Sem palavras. será q nessa altura te candidataste ao excelente, por teres desenvolvido capacidades humanas, de cidadania nos teus alunos?

    Ana

    ResponderEliminar
  2. Subcrevo tudo o que dizes, Teresa e preocupa-me ver a paixão pelo ensino em estado moribundo.
    A este porto de águas revoltas nos trouxe este governo.

    ResponderEliminar
  3. Olá outra vez, Ana.
    Não, achei sempre que era o que eu devia fazer, e fazia-o com prazer, ao contrário dos tempos actuais.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Anabela
    Eu ainda tenho esperança. Há muita coisa que já não volta atrás (e algumas não deviam voltar!), mas eu espero que as eleiçoes tragam algum bom senso para a 5 de Outubro. Este modelo de avaliação, que assenta na valorização do que não é importante, espero que não dure muito mais. Ou então, só nos resta esperar pela reforma, o que é muito triste.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Oxalá os meus olhos voltem a brilhar como em tempos atrás. Tempos em que eu gostava de ir para a escola e até trabalhar em casa! Motivação que já não existe mais!
    Estou de luto!
    Adoro SER professora, não gosto de parecer...afinal agora o que conta são as aparências. Não importa que se magoem colegas, não importa que o trabalho tão enriquecedor, como o trabalho de equipa, esteja em vias de extinção...etc...etc... As burocracias desmesuradas e desnecessárias imperam. Será o mais importante? Claro que não, embora haja governantes míopes, não percebem a realidade!

    Eu ainda sou do tempo em que gostei de ser professora! Aliás, ouso em dizer que ainda gosto, mas com muita mágoa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Figueira da Foz e Jorge de Sena

Cigarros, chocolates e cigarros de chocolate

Sapos e outras superstições