A Turma

O Festival de Cannes é a grande montra do que de melhor se faz no mundo do cinema e, este ano, um jovem português, João Salavisa, ganhou aí o prémio para melhor curta-metragem. Parabéns ao realizador, à sua equipa e ao cinema português.
Serve isto como pretexto para escrever um pouco sobre o filme que ganhou a Palma d'Ouro no ano passado, 2008. "A Turma", no original "Entre les Murs" de Laurent Cantet, é um filme rodado numa escola dos arredores de Paris. Retrata essencialmente a relação entre um professor e um grupo de alunos, uma turma, durante um ano lectivo. A turma, a escola, é uma amostra do tecido social e dos conflitos que aí se tecem e nós, espectadores, assistimos aos esforços do bem intencionado professor de Francês no sentido de levar aquele grupo a aprender a expressar-se melhor, mas também a respeitar-se e a compreender-se. Nem sempre ele é feliz nas suas atitudes, e por vezes, as situações são levadas a extremos. No final do ano lectivo, todos cresceram um pouco.
Penso que todos os professores, especialmente os que leccionam essa terrível faixa etária do 3.º ciclo, se revêem em algumas das situações que ocorrem naquela turma. Mas, principalmente, é um filme importante para quem acha que ensinar é simples e ser professor é fácil. Acima de tudo, é um filme sobre o enorme desgaste emocional de ser professor hoje.
Para quem nunca viu, aqui vai o trailer, só para abrir o apetite. E quem não perceber francês, não precisa de se preocupar, porque existe o filme legendado em português.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Figueira da Foz e Jorge de Sena

Cigarros, chocolates e cigarros de chocolate

Sapos e outras superstições