Os Antónios de Lisboa

Estão quase a terminar as chamadas festas juninas, isto é, as festas em honra dos santos populares que decorrem, um pouco por todo o país, durante o mês de junho. Em Lisboa, como se sabe, a animação organiza-se à volta de Santo António, o nosso santo que viveu entre Lisboa e Pádua, deixando uma marca indelével nas duas cidades.
Outros Antónios marcaram e marcam ainda a cidade. De muitos, não reza a história. Viveram, labutaram e desapareceram, deixando um rasto mais ou menos profundo. No entanto, durante o século XX, outro António viveu em Lisboa, lá para São Bento, governando daí todo o país. Também marcou indelevelmente o sentir português, de tal maneira que inspirou quadras populares, como esta que corria em voz baixa entre os lisboetas de há cinquenta anos. Seguindo o modelo ingénuo e um pouco brejeiro das quadras dos mangericos, remetia para a situação política e o mal-estar social que, já nessa altura, se fazia sentir.


Dos dois Antónios
de que Lisboa desfruta
um é filho da Sé
e o outro... também é.


Ainda hoje temos um António à frente dos destinos da cidade de Lisboa, mas não me consta que já lhe tenham feito quadras populares...

(Painel de azulejo com milagres de Santo António)

Comentários

  1. Há muitos Antónios...até parecem Marias de antes:)))

    O que viveu em Lisboa, e veio da beira, esse não deixou saudades....ou deixou? Depois de ver certos programas bem recentes já nem sei...e a mentalidade impregnada sobretudo na população mais idosa é uma coisa que me assusta.

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, JP, foram muitos anos de condicionamento mental! Esse António marcou o país inteiro!
      Bjs

      Eliminar
  2. E sabias que Fernando Pessoa também se chamava António, como segundo nome? Na volta foi ele que escreveu o versinho, bem humorístico... :)))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Teté, bem lembrado! Mas esse é um António que só nos glorifica, mundialmente...
      Bjs

      Eliminar
  3. Olha se o meu Zico fosse de Lisboa...
    "- Zico António! Quem fez aquilo no canteiro?"

    Só para a brincadeira...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Minha amiga, há Antónios e Antónios :))

    beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  5. Até gosto do António Costa mas gostava que o meu bairro estivesse mais limpo e que as zonas verdes não estivessem...castanhas de caca de cão!
    Vou pensar dedica-lhe umas quadras e mandá-las para a Câmara! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Esta quadra que aqui deixas fez-me lembrar as grandes revistas do Parque Mayer, dos tempos do tal António, em que certas coisas só podiam ser ditas por subentendidos, que por vezes eram deliciosos.
    Não é que tenha saudades da censura,mas esta levava a coisas maravilhosas para a poderem tornear.
    Recordo-me até e vem a propósito uma rábula protagonizada pelo saudoso José Viana sobre aquela nota de 20$00 que tinha a figura do Santo António que era fabulosa...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Figueira da Foz e Jorge de Sena

Cigarros, chocolates e cigarros de chocolate

Sapos e outras superstições