Pai Natal ou Mãe Natal?

Outro dia, encontrei num blogue amigo, o Blogue do Óbvio, um texto que achei engraçado. E, à medida que os dias passam, e a azáfama do Natal acelera, vou-me lembrando desse texto cada vez mais. Vejo as minhas colegas e amigas aflitas com as prendas que ainda têm de comprar, as ementas para a Ceia de Natal que ainda têm de organizar, os telefonemas e visitas que têm de fazer, as pessoas de família que não podem esquecer. E penso que, se calhar, a Marta Medeiros (jornalista e poetisa brasileira) tem alguma razão: em vez do velhinho de barbas, não andarão por aí muitas Mães Natal, disfarçadas de mulheres comuns?


Sabe por que Papai Noel não existe? Porque é homem. Dá para acreditar que um homem vai se preocupar em escolher o presente de cada pessoa da família, ele que nem compra as próprias meias? Que vai carregar nas costas um saco pesadíssimo, ele que reclama até para colocar o lixo no corredor? Que toparia usar vermelho dos pés à cabeça, ele que só abandonou o marrom depois que conheceu o azul-marinho? Que andaria num trenó puxado por renas, sem ar-condicionado, direção hidráulica e air-bag? Que pagaria o mico de descer por uma chaminé para receber em troca o sorriso das criancinhas? Ele não faria isso nem pelo sorriso da Luana Piovani! Mamãe Noel, sim, existe.



Enquanto Papai Noel distribui beijos e pirulitos, bem acomodado em seu trono no shopping, quem entra em todas as lojas, pesquisa todos os preços, carrega sacolas, confere listas, lembra da sogra, do sogro, dos cunhados, dos irmãos, entra no cheque especial, deixa o carro no sol e chega em casa sofrendo porque comprou os mesmos presentes do ano passado?
Por trás do protagonista desse megaevento chamado Natal existe alguém em quem todos deveriam acreditar mais.


Martha Medeiros 


Comentários

  1. Esse texto da Martha é legal, tb. o vi lá no Manoel. beijos e linda semana!chica

    ResponderEliminar
  2. :)É precisamente porque sabemos que nenhum homem faria tudo isso, que o personagem se torna mágico... é que mãe Natal, há muitas...Pai Natal, só mesmo um, aquele que sabemos só no reino da fantasia poderia existir! :) bjo

    ResponderEliminar
  3. Eva Ainda bem que explicaste. Deve ser isso mesmo!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia o texto e realmente, tá para existir homem que, ainda mais no avanço da idade tenha tanto gás! As crianças já questionaram, porque não vovô Noel.

    Boas festas!! Beijus,

    ResponderEliminar
  5. Chica, Shisuii, Mylla, Luma Rosa
    Obrigada e feliz Natal, cheio de prendinhas e calor (grr, que invejinha!)
    Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Figueira da Foz e Jorge de Sena

Cigarros, chocolates e cigarros de chocolate

Sapos e outras superstições