Natal na Arte Antiga
Ontem à noite, o Museu de Arte Antiga abriu as suas portas para comemorar o Natal de uma forma diferente. Depois de um concerto de Natal no átrio principal, onde se ouviram músicas tradicionais da época natalícia, o museu proporcionou visitas guiadas a peças e espaços do museu, relacionados com o Natal. Passamos pela Virgem de Belém, pelo magnífico Presépio do Marquês de Belas, pelos presépios de barro do século XVIII, pelas representações da Virgem e do Menino Jesus na pintura europeia dos séculos XVI e XVII. Representações, relações e simbolismos foram explicados pelos especialistas, num diálogo simples com o público, que circulava entre os diversos espaços.
No final, quem quis ainda comeu bolo-rei e bebeu chocolate quente, oferecidos pelo museu.
O museu, apesar de ser sábado à noite, estava cheio de gente de todas as idades. Numa época em que nos queixamos de que as pessoas voltam as costas à cultura, esta iniciativa é de louvar. E repetir, claro!
(A Virgem e o Menino, Memling - Museu Nacional de Arte Antiga)
Completamente de acordo.
ResponderEliminarUm museu que se esforça por acolher bem e preparar um carinho para os visiantes merece a maior consideração.
Saudações
Lindo,Teresa.é bom ter esse outro olhar...beijos,chica
ResponderEliminarPena que essas iniciativas apenas aconteçam nas grandes cidades.
ResponderEliminarMas que digo eu? Na minha cidade nem há um museu...!
Deve ter sido um serão maravilhoso.
Bjs
Romicas
Iniciativa de louvar de facto. Pena não morar aí em Lisboa
ResponderEliminarOlá Teresa.
ResponderEliminarÉ pena estas iniciativas não aconteceram, também , mas fora de Lisboa.
Alcochete ou Montijo, por exemplo.
Astro Rei
JPD
ResponderEliminarO Museu de Arte Antiga é um modelo, no que diz respeito à atenção que dá aos visitantes. Faz muitas sessões "fora de horas", visitas guiadas, etc. Há que estar com atenção à programação.
Bjs
Chica,
ResponderEliminarÉ muito bom ter estes olhares sobre o Natal, diferentes do olhar redutor "pai natal + prendas".
Bjs
Romicas
ResponderEliminarDeixa lá! Não há um museu, mas há outras coisas!
Bjs
Eva
ResponderEliminarÀs vezes, é preciso é ter uma boa ideia. Tenho a certeza que no Porto há imensos espaços onde era possível organizar sessões idênticas.
Bjs
Astro Rei
ResponderEliminarPrimeiro: Uma das grandes qualidades de Alcochete e do Montijo é serem pertinho de Lisboa. Em meia-hora, estamos no Museu de Arte Antiga.
Segundo: Aqui, também há iniciativas interessantes. Hoje, houve um concerto de Natal muito agradável, em Alcochete, com vozes e instrumental (talvez faça um post). No dia 20, temos o Canto Gregoriano. É preciso estar muito atento ao que se passa, em termos de programação cultural.
Bjs
Invejinha... aqui tá um calor e não tem exposição no museu...
ResponderEliminar^__^
Shisuii