As 3 Vidas

Depois de antecipar gostosamente a publicação do último livro de Saramago, a polémica que se levantou à volta do tema do livro esfriou-me o entusiasmo. Hei-de ler “Caim”, claro, mas mais tarde, quando as discussões e argumentos pró e contra não me contaminarem a leitura.
Em vez desse, comprei então outro livro “As 3 Vidas”, de João Tordo, contemplado com o Prémio José Saramago de 2009.





Que extraordinária surpresa eu tive! João Tordo é um escritor jovem, que tem trabalhado como jornalista e guionista. Este é o seu terceiro romance, embora eu não tenha lido nenhum dos anteriores.
Neste livro, João Tordo mostra um excelente domínio da língua portuguesa, escrevendo com muito ritmo e com uma clareza e um rigor notáveis.
O romance inicia-se nos princípios dos anos 80, quando o protagonista, ainda muito jovem, se vê de repente órfão de pai e com a mãe, debilitada física e emocionalmente, e a irmã mais nova, a seu cargo. A necessidade de dinheiro leva-o a aceitar um misterioso trabalho para uma tal Agência MP, do nome do seu dono Milhouse Pascal. O seu trabalho para Pascal é monótono e cheio de segredos, numa quinta do Alentejo, mas pontuado por acontecimentos terríficos, que o irão marcar para a vida inteira. Também a paixão por uma das netas do seu patrão o vai marcar, mas agora porque vai viver em função dela, perseguindo um sonho que sabe perdido antes de o atingir.
A vida que leva, entre Lisboa e o Alentejo, é subitamente alterada por uma viagem a Nova Iorque, por onde acaba por perder-se durante sete anos, qual Jacob dos tempos modernos. Através da sua ligação a Milhouse Pascal, e depois à sua neta Camila, o protagonista vai revivendo os grandes momentos da História dos últimos sessenta anos: o mundo da espionagem, durante a 2.ª Guerra Mundial e depois, durante a Guerra Fria; a queda do Muro de Berlim; o próprio ataque ao World Trade Center, em Nova Iorque, se nunca é mencionado, está subjacente ao grande ponto final da sua obsessão por Camila Pascal.
O livro é escrito pelo protagonista, na primeira pessoa, quando um leilão de livros e documentos ameaça trazer à luz toda a história que ele viveu e muito do que ele presenciou; ele escreve em nome da verdade dos factos.
É uma obra de grande fôlego, surpreendente e que nos cativa do princípio ao fim. Absolutamente, a ler!

            

Comentários

  1. Valeu a indicação!beijos,lindo dia!chica

    ResponderEliminar
  2. Oi Teresa
    Já tenho alguns livros anotados e sempre que saio ando a procura, apesar de ter a certeza que nao conseguirei ler nos proximos tres meses rsrs é a paixão por leitura. Já , já vou anotando "As 3 vidas ", de João Tordo rs
    Também já enviei o "Mar sem fim",Teresa, receberás a encomenda via oceano rsrs e que a leitura te agrade, se nao , pelo menos servirá como um mimo de Natal.
    Sim , assim que receber te falo, e voce por favor também.
    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Nesta época do ano valem muito estas sugestões...
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Parece interessante. E nós que temos saudades de um bom livro português. Fica registada a dica.
    Boas leituras!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Teresa

    Também não li o Caim.
    No entanto, tanto quanto percebi -- Conversando com quem já leu a obra e a crítica -- a polémica criada à data da edição da obra e o conteúdo da mesma, são coisas diferentes e devem ser abordadas nessa perspectiva.

    Quanto ao João Tordo, já li críticas à obra que mencionas muito elogiosas.
    A tua e a mais recente.

    Quando o ler também serei debutante.

    Saudações

    ResponderEliminar
  6. Chica, Lilá(s), Vagamundos
    Vale mesmo só como uma indicação, uma opinião minha. Mas acho que vale a pena ler.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Lis
    E o mais importante é mesmo o espírito do "Mimo de Natal"! Só espero que chegue tudo bem!
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. JPD
    Por isso mesmo é que eu decidi não ler o "Caim" já. Daqui por algum tempo, já não há contaminação de outros ruídos.
    Quanto ao livro do João Tordo, depois diz-me a tua opinião.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Oi Teresa, tudo bem?

    Adoro ler. Gostei demais da sua resenha.

    Aliás tenho um outro blog com uma amiga só de resenhas feitas por pessoas como você. Que leram um livro e ai nos enviam. Gostaria de conhecê-lo?

    www.elasestaolendo.blogspot.com

    Passe por lá, temos muitas dicas para leitura.

    Boas Festas para você e sua família.

    Um abraco grande

    ResponderEliminar
  10. Olá Georgia
    Vou passar por lá, sim, obrigada pelo convite.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Bom dia Teresa,

    Ao fazer a pesquisa pelo novo livro do João Tordo vim parar ao seu blog. Fiz a pesquisa pois pretendo ler o livro, mas opto sempre adquirir os livros que pretendo ler em segunda mão. Se tiver interesse em vender o seu, por favor, envie-me e-mail para vmgtg@hotmail.com. Obrigado e boas leituras.
    Ana

    ResponderEliminar
  12. Ana
    Obrigada pelo seu interesse, mas gostei demasiado deste livro para me separar dele. A minha filha está, também, a ler agora o livro.
    Bjs e apareça sempre.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Figueira da Foz e Jorge de Sena

Cigarros, chocolates e cigarros de chocolate

Sapos e outras superstições