O Dia Mundial contra o Trabalho Infantil e Miguel Torga

Hoje, 12 de Julho, é o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. "O trabalho infantil é toda a forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legalpermitida para o trabalho,de acordo com a legislação laboral de cada país."

Não me agrada registar esta data, porque significa que o respeito pelos direitos da Infância ainda não é uma constante, neste nosso mundo. Nos países subdesenvolvidos ou em vias de desenvolvimento, pelo contrário, é até um facto muito comum, quantas vezes voluntariamente ignorado pelos respectivos governos. Sabemos que nas sociedades agrárias, em tempos mais recuados, as crianças ajudavam os adultos nos trabalhos do campo ou no cuidado com os animais. Entretanto, as sociedades industrializadas aproveitaram e exploraram essa mão-de-obra disponível por um baixo preço. Felizmente, a sociedade evoluiu e hoje, na maior parte dos países, aceita-se que o lugar das crianças é na escola e, não menos importante, no parque infantil.

As crianças têm o direito de aprender, mas também têm o direito de ter tempo para brincar, para sonhar, para não fazer absolutamente nada. Têm o direito de não ser abandonadas em frente da televisão, têm o direito a usufruir de cuidados médicos e materiais, mas também de carinho e disponibilidade por parte dos adultos. Têm o direito de ser crianças. Só assim poderão vir a ser bons adultos.

A propósito desta data, deixo aqui um poema de Miguel Torga. É a minha forma de comemorar o dia.

Parque Infantil

Joga a bola, menino!
Dá pontapés certeiros
Na empanturrada imagem
Deste mundo.
Traça no firmamento
Órbitas arbitrárias
Onde os astros fingidos
Percam a magestade.
Brinca,
Na eterna idade que eu já tive
E perdi,
Quando, por imprudência,
Saltei o risco branco da inocência.

Miguel Torga, Diário VII, 1956


Comentários

  1. Claro que deveria ser assim mesmo.As crianças poderem brincar, fazer outras coisas melhores do que terem como a babá , a televisão. Lindo teu post e importante!beijos e uma semana linda,chica

    ResponderEliminar
  2. Olá, Teresa,
    O trabalho infantil, assim como outros atos vergonhosos, são exemplos de como o ser humano, apesar de possuir uma inteligência incomparável, consegue ao mesmo tempo fazer coisas revoltantes, é como se anulasse toda a sabedoria que possui.
    Bom, não vou me estender muito, pois a indignação é tamanha!
    Parabéns por lembrar a importância desta data.
    Beijo!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Figueira da Foz e Jorge de Sena

Cigarros, chocolates e cigarros de chocolate

Sapos e outras superstições