Há Portugueses pelo Mundo

Não sou muito ligada à televisão. Gosto de saber as notícias do dia, embora geralmente sejam pouco agradáveis. Vejo uma ou outra série dos canais de cabo, apesar de começarem a parecer-me todas idênticas. Não tenho paciência para as telenovelas, acho a maioria dos concursos imbecis (ou talvez seja apenas a ignorância das pessoas que me confrange) e abomino os programas das manhãs.
De vez em quando, felizmente, há uma exceção. É o caso do programa "Portugueses pelo Mundo" que vejo sempre que posso. Como se sabe, há portugueses espalhados pelos quatro cantos do mundo, e a RTP foi à procura deles. São estudantes e professores, biólogos e engenheiros, jornalistas e artistas plásticos, treinadores de futebol e empresários turísticos, e tantas outras coisas. Através deles, temos uma visão dos países onde habitam e dos meios em que se movem. Cada programa passa-se num país diferente e vamos do Perú a Israel, da Dinamarca ao Japão... Não são programas exaustivos, com longas entrevistas. São leves e informais, com um ritmo agradável, onde se fornecem muitas informações interessantes sobre o dia a dia da vida nesses países, mas sempre de uma forma descontraída e atrativa.
Parabéns  à Direção de Programas da RTP1. Às vezes, ainda nos brinda com coisas originais.
Deixo aqui um exemplo: Portugueses em Pequim!


Comentários

  1. Revejo-me neste "post", bastante interessante, que me fez viajar até ao Oriente. Obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar
  2. Como também vejo pouca televisão, nem sei a que dias calham os programas. Deste já vi uns dois episódios... porque calhou! Mas é isso mesmo que dizes, cativa por ser leve, informal e simultaneamente informativo, sem pretender esgotar o assunto! :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  3. É a terceira vez que estão a passar esta série, Teres, mas realmente é muito boa.
    A minha relação com a televisão é muito parecida com a sua.Os melhores documentários passam a horas imróprias na TVI 24 e Sic Notícias, mas de vez em quando lá vejo uma ou outra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos, sabia que já estavam a repetir, mas pelo menos, desta vez, vale a pena!

      Eliminar
  4. Não perco um!Quando acabam só me apetece ir para o Aeroporto :)
    xx

    ResponderEliminar
  5. É um programa realmente extraordinário... até eu, que sou toda caseirinha, fico com desejos de viver nos sítios que nos mostram! E têm sempre a sorte de encontrar pessoas super simpáticas e cultas que mostram os cantos "à casa" que os acolheu! Adoro! =)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Figueira da Foz e Jorge de Sena

Cigarros, chocolates e cigarros de chocolate

Sapos e outras superstições