Uma praia a oeste


E porque verão rima com praia, lá fui este fim de semana até uma das belas praias da região do Oeste. Não vou desvendar aqui o nome da praia. Será que alguém a reconhece, pelas imagens?


As praias do Oeste não têm a água quente do Algarve, mas têm outros atrativos. Vou dar algumas dicas sobre esta, em particular. Fica perto de Peniche, e é um extenso areal, bem servido de todas as comodidades de apoio turístico. O enquadramento paisagístico é belíssimo, mas as arribas que lhe dão beleza também constituem um perigo. 


Há dois anos, uma parte da arriba caiu; por sorte, foi de noite, e ninguém foi apanhado pelas enormes pedras que rolaram pela encosta abaixo. Hoje, lá estão os sinais, muito claros mesmo para alguém que não saiba ler. E, no entanto, continua a haver banhistas que colocam as toalhas e demais tralhas bem juntinho das pedras, como se pode ver nas fotografias! Ignorância ou inconsciência?


(Fotografias de Teresa Diniz - Praia da Areia Branca)

Comentários

  1. Se eu disser S. Pedro de Moel, é disparate muito grande Teresa ?
    Nunca estive na praia. Só de passagem para almoçar, por isso, não me puxe as orelhas.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é um disparate muito grande, embora não seja a resposta certa :)
      E eu nunca lhe puxaria as orelhas!
      Um beijinho.

      Eliminar
  2. Conheço mal as praias do litoral oeste, mas uma das fotos faz-me lembrar a Foz do Arelho... Será? :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  3. Nunca me esqueço de ter ido ao Baleal em miúdo, aquilo é que era um mar calminho, ao Algarve só fui com doze anos, quase homem.
    :)
    Essa praia, mesmo não o sendo, pode ser a Consolação para muitos mas não é a "minha praia".
    :)

    http://tintacompinta.blogspot.pt/2012/03/praia-do-pedrogao-no-inverno.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não é a Consolação, mas é pertinho do Baleal!
      (A praia do Pedrogão é belíssima!)
      Bjs

      Eliminar
  4. Miguel Ângelo Fernandes6 de agosto de 2012 às 10:05

    Também posso dar um palpite? Ou estou fora do concurso? E qual é o prémio? Beijinhos não devem ser...
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Será a Areia Branca, Teresa? A areia não me é estranha...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa! É mesmo a Areia Branca, Carlos! Parabéns ao grande vencedor!

      Eliminar
  6. Talvez Ferrel?
    Não consegui me situar, pois faz muito tempo fui para esses lados.
    Talvez as pessoas não saibam o perigo que correm e imaginam que a placa seja antiga, o perigo passou? :)
    Beijus,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Luma Rosa, mas a verdade é que o perigo continua. E as pessoas continuam a deitar-se junto às arribas, apesar dos sinais de perigo, para aproveitarem a sombra!
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Eu costumo ser muito maus nestes passatempos, mas em matéria de praias, normalmente acerto. Sabe porquê, Teresa? É que normalmente nem piso a areia ( principalmente nas praias do Oeste, porque a água é fria), mas gosto de ficar a esplanar e por isso vejo as praias numa perspectiva mais distante.

      Eliminar
  7. É a Areia Branca !

    Beijinhos do Oeste.

    Ana Rita

    ResponderEliminar
  8. Que bom ver-te de volta aos "escritos"... =) O tema das arribas a desabar é recorrente e eu acho giro as pessoas quererem testemunhar de perto, quiçá na primeira pessoa... deixá-los andar...

    ResponderEliminar
  9. Iria arriscar Baleal, mas já vi acima que não. Consequentemente, não arrisco por pura ignirância.

    Bom serão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já foi desvendado o mistério, mas ficou pertinho, o Baleal é por ali!
      Bjs

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Figueira da Foz e Jorge de Sena

Cigarros, chocolates e cigarros de chocolate

Sapos e outras superstições