Três em um

Há muito boas razões para ir, num sábado ou domingo próximo, até à Fundação Calouste Gulbenkian. Desde logo, as duas exposições que aí podemos visitar.
A exposição 360º Ciência Descoberta leva-nos numa viagem fascinante pela ciência ibérica no século XVI. Um mergulho numa época em que explorámos novos mundos, descobrindo e dando a conhecer novas terras e novos mares, novas plantas, animais, produtos e culturas, novas estrelas e constelações. Nada por acaso, "indo a acertar", mas fruto de um cuidado planeamento e aturados estudos de astronomia e matemática. Com o cuidado de, mesmo afrontando os ensinamentos universalmente aceites dos antigos, perseguir a verdade, através da observação e da experiência.
Saímos da exposição com a noção da importância do contributo português para o desenvolvimento económico e científico. E com a certeza de que a falta de jeito dos portugueses para a matemática é um mito recente! Mais ligado à preguiça de pensar, provavelmente!
A outra exposição é sobre a vida e a obra da escritora brasileira Clarice Lispector. De origem russa, viveu no Brasil desde criança e produziu uma obra densa, pouco conhecida em Portugal. A exposição está concebida de forma muito interessante, já que cada sala se apresenta com um formato visual diferente. Imperdível, especialmente para quem não conhece Clarice Lispector, e pode percorrer as diversas salas com o deslumbramento da descoberta.
Mas, não eram três as razões para ir até à Gulbenkian? perguntarão os mais atentos. Sim, é que é sempre um prazer passear pelos jardins da Gulbenkian num dia de primavera!
 
 

Comentários

  1. É mesmo, Teresa! Já estive à porta da exposição de Clarice Lispector, mas como o museu fechava em menos de uma hora (e não querendo ver a exposição em passo de corrida), acabei a dar uma volta no jardim... :)

    Ainda há tempo, lá voltarei! Mas para já apetece mais aproveitar o Sol... :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vantagem é que, ali, podes aproveitar o sol e o resto... Três em um! Mas ainda tens tempo, sim...
      Bjs

      Eliminar
  2. Também não quero faltar à exposição de Clarice Lispector!
    Falei desta mostra há dois dias ou três! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Fantástico, estás sempre em cima do acontecimento!!

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha quem eles são! Pequenos cientistas! Sejam bem vindos!
      Bjs

      Eliminar
  4. No dia que lá estive chovia mas não deixei de me passear pelos jardins...um pouco a correr!

    ResponderEliminar
  5. Se puder dar lá um salto... será um enorme prazer.
    :)

    ResponderEliminar
  6. A da Clarice Lispector já fui ver e também a recomendei no Crónicas on the rocks. A outra irei ver em breve.
    Uma boa semana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Figueira da Foz e Jorge de Sena

Cigarros, chocolates e cigarros de chocolate

Sapos e outras superstições