E lá chegou a primavera...

Hoje começou a primavera. Com um dia de avanço, por ser este um ano bissexto. Confesso que tenho andado tão absorvida na crise, e na gripe, e no trabalho, que mal dei pela sua aproximação. Mas a passagem das estações é completamente indiferente a essas questões e, portanto, a primavera lá chegou, pontualmente, às 5 horas e 14 minutos desta madrugada.
A chegada da primavera significa simplesmente que estamos no equinócio, isto é, um dos momentos do ano em que os dias são iguais às noites. E realmente, se não andarmos distraídos, reparamos que os dias são cada vez maiores. E que nas árvores começam a surgir os primeiros botõezinhos, ainda que envergonhados e mirrados pela seca. É a época da renovação, em que tudo renasce. Mas a crise esmagou-nos com tanta força que estamos com dificuldade em esticar os nossos ramos e renascer. A austeridade quebrou-nos a esperança. Tentamos manter as nossas raízes firmes na terra e esperamos que passe o mau tempo.
No resto do mundo também se festeja a chegada da primavera. Na Índia, é o Holi, a festa das cores. No Japão, é o Hanami, a observação das cerejeiras em flor. E o Museu do Oriente associa-se a esta data, organizando hoje e amanhã atividades para pequenos e crescidos, com base nas festividades orientais: é a batalha das cores. A entrada é livre e os únicos requisitos são roupa usada e boa disposição. Talvez seja uma solução. Vamos espantar a desesperança e a desilusão com flores de todas as cores.

(Fotografia do Sol no equinócio de primavera. Impressionante, não é?)
Foto retirada daqui.

Comentários

  1. Que bela postagem primaveril!
    Vamos lá espantar a desesperança!
    Eu também falo da primavera! :-))
    É dia dela...

    Abraço primaveril

    ResponderEliminar
  2. A austeridade quebrou-nos a esperança? Não acho! Desde que me lembro que oiço falar de carestia, crise, austeridade, nem por isso virei adepta de fados...

    A primavera vale sempre a pena festejar, até porque é uma estação de renovação. Venha ela, cheia de luz e cor, para ajudar a esquecer os discursos políticos enfadonhos, chatos e desanimadores! :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Que linda foto!!beijos e feliz primavera!!chica

    ResponderEliminar
  4. A Primavera é sempre um sinal de renovação...

    ResponderEliminar
  5. Com crise ou sem crise, a primavera aí está. O melhor é aproveitar!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Figueira da Foz e Jorge de Sena

Cigarros, chocolates e cigarros de chocolate

Sapos e outras superstições