A mão esquerda de Deus


De entre os livros que li ultimamente, quero salientar esta obra de Pedro Almeida Vieira, A mão esquerda de Deus, editada pela Dom Quixote. Não conhecia o autor e o que primeiro me interessou foi o tema: a história da vida de Alonso Perez de Saavedra, o andaluz que conseguiu ser aceite como núncio apostólico em Lisboa e primeiro Inquisidor-Geral de Portugal. Um ingrediente interessante é que esta história efectivamente circulou como verdadeira, sendo mencionada por homens como Voltaire. No entanto, parece que esta rocambolesca história é tão falsa como as burlas e falsificações atribuídas a Saavedra. É com este fundo que o autor constrói um romance que nos vai levando pelo século XVI fora, traçando um retrato muito pormenorizado da sociedade e das intrigas políticas e diplomáticas da época. Acaba por ser também um romance de amor, já que é o amor por uma judia que leva o protagonista a tomar algumas das suas opções.

Tentando manter um registo linguístico próximo do da época, o protagonista, através das suas cartas, percorre as origens do estabelecimento do Tribunal da Inquisição e, ao questionar muitos dos actos perpetrados em nome da Igreja e muitos dos dogmas e ensinamentos em que a Igreja se baseava, acaba por questionar os próprios princípios e valores da natureza humana.

Pedro Almeida Vieira nasceu em Coimbra em 1969 e licenciou-se em Engenharia Biofísica. Tem dividido a sua actividade profissional entre a investigação ambiental e o jornalismo e foi já galardoado com quatro prémios de imprensa.

Comentários

  1. Tereza, parece interessantíssimo! Adoraria ler, será que foi publicado no Brasil? Beijos!

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana Paula
    Não faço ideia, na verdade nem sei como é o panorama editorial no Brasil. Como é a visibilidade da literatura portuguesa (ou outra literatura lusófona) aí no Brasil?
    Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Figueira da Foz e Jorge de Sena

Cigarros, chocolates e cigarros de chocolate

Sapos e outras superstições