O Museu Interactivo do Megalitismo



E já que falamos de museus, vai também abrir ao público um novo museu no Alentejo, mais precisamente no concelho de Mora. Está já em construção junto à antiga estação dos Caminhos de Ferro, que vai também ser requalificada e integrada no complexo museológico.
O tema é o Megalitismo, o que achei muito interessante. Se há sítio apropriado para criar um museu sobre o megalitismo, é o Alentejo. É uma região rica em vestígios dessa cultura megalítica que, numa época já remota, entre 6.000 e 2.000 anos antes de Cristo, se desenvolveu no oeste da Europa, num arco atlântico que vai do nosso país até à Inglaterra. No Alentejo, encontramos inúmeras antas, algumas em excelente estado de conservação. Encontramos menires. E encontramos até um monumento extraordinário, o cromeleque dos Almendres, que eu considero ser o património edificado mais antigo da Europa e sobre o qual já escrevi aqui.
Fazia falta um museu, ou um espaço de interpretação e divulgação de todo esse património extraordinário. Em boa hora o concelho de Mora decidiu criar esse espaço. Segundo o jornal Sulinformação, o museu será baseado na interactividade, apresentando o património da região de formas variadas, que incluirão até hologramas. Parece-me uma boa aposta, que pode atrair tanto miúdos como graúdos.
A inauguração do novo museu está prevista para abril ou maio. Um bom pretexto para um passeio pelo Alentejo, tão bonito nessa época do ano!





Comentários

  1. Obrigada, Teresa. Muito interessante essa informação. Também gostei muito do post sobre o Cromeleque dos Almendres.
    Bj
    Olinda

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Figueira da Foz e Jorge de Sena

Cigarros, chocolates e cigarros de chocolate

Sapos e outras superstições