Um importante aviso literário

Será editado agora em Outubro o novo livro de José Saramago, Caim. A edição criou bastantes expectativas, depois dos problemas de saúde do autor e do sucesso d' A Viagem do Elefante. Desta vez, a edição será simultânea, em português, castelhano e catalão, celebrando assim a dimensão da obra de Saramago, que ultrapassa largamente o espaço português. A ideia, que me parece interessante, é que, a partir de dia 15 de Outubro, os leitores da Península Ibérica e da América Latina tenham acesso simultâneo a esta obra.

Caim, em Portugal será editado pela Caminho, no Brasil pela Companhia das Letras, na Catalunha pela Edicions 62 e em castelhano, para a Espanha e América Latina, pela Alfaguara.

Para abrir o apetite para a leitura, deixo aqui as palavras de Pilar del Rio, de apresentação do livro. Palavras aguçadas e directas, que nos fazem reflectir e, provavelmente, comprar o livro mais depressa ainda.

Saramago escreveu outro livro. O seu título é “Caim”, e Caim é um dos protagonistas principais. Outro é Deus, outro ainda é a humanidade nas suas diferentes expressões. Neste livro, tal como nos anteriores, “O Evangelho segundo Jesus Cristo”, por exemplo, o autor não recua diante de nada nem procura subterfúgios no momento de abordar o que, durante milénios, em todas as culturas e civilizações foi considerado intocável e não nomeável: a divindade e o conjunto de normas e preceitos que os homens estabelecem em torno a essa figura para exigir a si mesmos - ou talvez fosse melhor dizer para exigir a outros - uma fé inquebrantável e absoluta, em que tudo se justifica, desde negar-se a si mesmo até à extenuação, ou morrer oferecido em sacrifício, ou matar em nome de Deus.

(O texto de Pilar del Rio e o video de apresentação do livro, foram retirados

do blogue de José Saramago)

Comentários

  1. Olá, bom dia! boa tarde ou boa noite! O importante é que cheguei aqui e te achei e foi muito bom.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá J. Araújo
    Ainda bem que gostou do que aqui leu e viu. Volte sempre.

    ResponderEliminar
  3. Olá Teresa!!!

    É sempre bom receber estas novidades literárias!
    Haja tempo para ler...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito de Saramago,Teresa. Na verdade, o tempo tem sido meio pequeno, o dia curto pra tanto que se quer fazer e convenhamos que a internet(os blogs) ,nos tira um pouco da leitura dos livros. Sinto muita falta. Estou lendo um, bem devagarinho rsrs
    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Olá Teresa,

    Soube do lançamento deste livro no início do mês passado e já tinha lido as palavras da esposa de Saramago, a quem ele dedica as suas obras.
    Estou ansiosa para que chegue às livrarias, pois desde que descobri Saramago, nos meus tempos de Faculdade, que acompanho a vida e a obra do autor.
    Devoro os livros deste homem sensível, inteligente, crítico e muito humano.

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Natália
    Não vou dizer que Saramago é o meu autor predilecto, porque acho a qualidade dos seus livros muito desigual. Mas, como gostei da Viagem do Elefante, estou entusiasmada para ler este tembém.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Fanny, Lis
    É incrível como temos cada vez menos tempo para ler, não é?
    Sim, eu sei, a internet também nos tira um bocadinho de tempo, mas aí também lemos e, além disso, comunicamos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Teresa,

    Você "chegou" antes de mim. Eu viria aqui em seu blog para dizer que meu post "Falta uma semana" não se aplica a você, pois você já havia me dito que não poderia postar no dia 15.

    Eu só ficaria triste se você não participasse dia nenhum, ok? O mais importante é sua participação.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  9. Já o estou a ler e estou a achar muito interessante, apesar de toda a polémica à volta dele.
    Vale a pena ler!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Figueira da Foz e Jorge de Sena

Cigarros, chocolates e cigarros de chocolate

Sapos e outras superstições