Modesta homenagem a Saramago

Era um homem de convicções fortes e gostava de polémicas. Podiamos não estar de acordo com ele, podiamos achar que, por vezes, raiava os limites da inconveniência. Podiamos entrar no jogo e perder tempo a discutir pormenores das suas opiniões, sobre a Bíblia, ou a união de Portugal com Espanha, ou qualquer outro assunto. Ou podiamos simplesmente abrir um livro e deixarmo-nos conduzir pela sua escrita, original e inebriante. Eu sempre optei pela segunda opção. Amei a escrita de Saramago desde as suas primeiras obras, que conheci durante os anos 80: "Levantado do Chão", "O ano da morte de Ricardo Reis", "A história do Cerco de Lisboa", "As intermitências da morte", são livros que guardo no coração, e que gosto ainda de reler. Há quem goste e refira outros, mais conhecidos. Há quem fale bem ou mal, sem nunca lhe ter lido uma linha. 

"Quer que chame um táxi para a levar ao hotel, e a mulher respondeu, Não, ficarei contigo, e ofereceu-lhe a boca. Entraram no quarto, despiram-se e o que estava escrito que aconteceria, aconteceu enfim, e outra vez, e outra ainda. Ele adormeceu, ela não. Então ela, a morte, levantou-se, abriu a bolsa que tinha deixado na sala e retirou a carta cor de violeta. Olhou em redor como se estivesse à procura de um lugar onde a pudesse deixar, sobre o piano, matida entre as cordas do violoncelo, ou então no próprio quarto, debaixo da almofada em que a cabeça do homem descansava. Não o fez. Saiu para a cozinha, acendeu um fósforo, um fósforo humilde, ela que poderia desfazer o fósforo com o olhar, reduzi-lo a uma impalpável poeira, ela que poderia pegar-lhe fogo só com o contacto dos dedos, e era um simples fósforo, o fósforo comum, o fósforo de todos os dias, que fazia arder a carta da morte, essa que só a morte podia destruir. Não ficaram cinzas. A morte voltou para a cama, abraçou-se ao homem e, sem compreender o que lhe estava a suceder, ela que nunca dormia. sentiu que o sono lhe fazia descair suavemente as pálpebras. No dia seguinte ninguém morreu.
                         (José Saramago, As Intermitências da Morte)

Na sexta-feira, José Saramago morreu. Hoje, foi cremado, no meio das homenagens nacionais. Não perco tempo com questiúnculas menores, como por exemplo, quem deveria ou não estar presente no seu funeral. O que me interessa, é o que dele fica: uma obra ímpar, que nos orgulha a todos.
José Saramago era ateu, não acreditava no Céu ou no Inferno. Por isso, desejo apenas que as suas cinzas descansem em paz.




Comentários

  1. Fiquei muito feliz ao encontrar esse post. Vaguei por muitos blogs, pela imprensa portuguesa, sempre tentando entender porque não conseguiam separar os rompantes do homem, fálivel como qualquer um, e a genialidade do escritor.

    Felizmente cheguei aqui e confesso: eu poderia ter escrito esse texto, porque é assim que me sinto em reação a ele.Reler suas obras sempre será um prazer.

    Um abraço e parabéns pelo irretocável post.

    ResponderEliminar
  2. Só os "happy few" percebiam Saramago. Ele foi a única criatura que pegou no "establishment", baralhou-o e deu de novo para que, quem entendesse, pudesse ter outros olhares.

    Bonita, a sua Homenagem!

    ResponderEliminar
  3. Muito linda tua homenagem a esse grande homem que se foi...beijos,chica

    ResponderEliminar
  4. Gizelda
    Fico contente por estar em sintonia comigo. É preciso aprendermos a separar as coisas.
    Bjs e volte sempre.

    ResponderEliminar
  5. Mar de Bem
    Sem dúvida, ele conseguiu dar-nos olhares bem diferentes sobre as grandes questões da Humanidade.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Chica
    Não podia passar em claro. Saramago foi um grande escritor e poeta, ganhou um prémio Nobel. Merece a homenagem, quer se goste, quer não.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. MagyMay
    Pela escrita, pois claro, o resto é irrelevante :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Teresa,
    Sem dúvida um grande escritor, mas tb um motivo de orgulho para Portugal. Desculpa, a minha costela patriótica.
    E, ao contrário de ti, reclamo a ausência das primeiras figuras da República na despedida ao Prémio Nobel. Quer se goste ou não, quer se esteja de acordo ou não, há que reconhecer. Ponto. Dever é dever. E patriotismo é patriotismo.

    ResponderEliminar
  9. Ana
    Como podes depreender do meu post, não entro nessa polémica, que me parece mais uma questiúncula mediática. E, se falarmos em patritismo, digamos apenas que Saramago não era o seu maior expoente. Por morrerem, as pessoas não se tornam santas, como parece acontecer demasiadas vezes neste pais.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Olá, Teresa.
    Penso que são destas homenagens, como por exemplo, a sua, que prestigiam a figura de Saramago.
    Todos ficámos mais pobres, especialmente os Portugueses.
    Bj

    ResponderEliminar
  11. Maré Alta
    Concordo, a cultura portuguesa ficou mais pobre.
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Querida Teresa, vai-se o poeta, fica sua obra imortalizada, linda homenagem a um homem tão importante na literatura portuguesa.Tenha uma linda semana...Beijocas

    ResponderEliminar
  13. Olá,
    Como bem sabes, os "intlectuais" da nossa praça, são muitas vezes arautos de questões de importância nula e vazia de conteúdos. A questã que interessa é se SARAMAGO é mesmo depois de fisicamente desaparecido um HOMEM da CULTURA não só PORTUGUÊS, mas MUNDIAL.
    Eu tenho a certeza da segunda.
    Gostei da tua Modesta homenagem a Saramago.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  14. A minha familiar alemã está admiradíssima com a homenagem, que os portugueses estão a fazer ao Saramago.
    Eu não tenho opinião, só digo, que se a Merkel estivesse em férias não regressava, caso o Grass morresse, que o caixão dele não era coberto com a bandeira alemã e os jogagores alemães não punham luto durante o jogo.
    Curioso, quando o ano passado estive cá no Porto, havia uma polémica terrível contra a Saramago, por causa do "Caim".
    Uma pessoa só precisa de morrer para que os outros nos vejam com outros olhos!!!

    Beijinhos da cidade mais bonita do mundo!

    ResponderEliminar
  15. Teresa,

    Eu sou das que falam sem ter lido uma linha. Eu sou das que acha que as polémicas não adiantam, mas que também incomodam quem não perde tempo a falar delas. Eu sou das que homenageia o homem, a coragem e a frontalidade. Eu sou das que falam sem ter lido uma linha, mas sou igualmente das que condena quem as leu e não lhe soube dar valor.

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  16. Teresa
    Saramago é eterno , pérpetuo em sua obra.
    E é como o Júnior postou lá no Contatos, um ateu mais cristao que se teve notícia ... gostava de "causar " , destemido, um gênio das letras.
    É mais um entre os portugueses que se destacaram e será sempre lembrado, um ogulho prá Portugal
    E por falar em orgulho, viu lá o que fez os portugueses com os corenanos ? rs os deixaram " a pastar " tomara nao queiram repetir essa façanha com os brasileiros... :( covardia hem? o Brasil nao vai jogando muito bem , tem é sorte!
    boa semana , abraços

    ResponderEliminar
  17. Marilu
    É como dizes, vai-se o poeta, fica a obra.
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Fernando
    Saramago, quer se goste quer não, é um Prémio Nobel. A sua marca ficará na Cultura mundial, com toda a certeza.
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Ematejoca
    Tens toda a razão: em Portugal, basta morrer para se passar a ser excelente. O mesmo aconteceu com Saramago. Felizmente, a minha opinião foi sempre a mesma e é a que expresso neste post.
    Já estás no Porto?
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Helga
    Só há uma solução: ler urgentemente! Não comeces pelo Memorial do Convento, que é pesado. As Intermitências da Morte, por exemplo, ou A Viagem do Elefante, são bons para começar. Tenho a certeza que vais amar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Lis
    Dizes bem, Saramago é perpétuo na sua obra.

    Eu acho que era giro Portugal e Brasil empatarem (para manter a emoção).
    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Adorei a tua singela (?) homenagem a Saramago. Não foi singela, foi uma homenagem sentida e honesta. O teu texto está fabuloso e, claro, partilho plenamente das tuas ideias.

    Beijos

    ResponderEliminar
  23. JS deixou-nos um legado cultural valiosíssimo.

    Louvo a sua frontalidade;
    Discordo das opções ideológicas;
    Li até ao fim e não concordei, nos termos, com
    «A Jangada de Pedra»
    «Ensaio Sobre a Lucidez»

    Bjs

    ResponderEliminar
  24. O "Memorial" é um livro pelo qual tenho um imenso carinho. Quanto mais o estudo, mais gosto dele. Blimunda e Baltazar imortalizam Saramago e o sonhador que nele havia. O "Ensaio sobre a Cegueira" é genial pela trama que leva os homens a chegarem ao mais baixo da condição humana.

    O homem morreu, partiu. Mas o autor está por cá, connosco, com a humanidade, para todo o sempre. Até sempre, José Saramago!

    ResponderEliminar
  25. Teresa, uma homenagem linda e mais do que justa. Foi uma grande perda. Gostei muito do texto. Esse eu ainda não conhecia. Beijão!

    ResponderEliminar
  26. Sem entrar em discussões de "gosto" ou "não gosto", de defender ou atacar quem foi ou devia ter ido, há um pequeno pormenor que acho no mínimo ridículo, pelo exagero: o luto dos jogadores da selecção nacional (nem tanto ao mar...)
    Que descanse em paz.

    ResponderEliminar
  27. Natália
    Foi uma homenagem sentida, nada mais. Já não posso com polémicas que nos desviam do essencial.
    Bjs

    ResponderEliminar
  28. JPD
    Mesmo discordando das suas opções ideológicas (em que também não me revejo), tenho a certeza de que houve livros que o tocaram, cativaram, ou fizeram reflectir.
    Bjs

    ResponderEliminar
  29. Maggie
    Concordo com tudo o que dizes, só não falei desses dois livros por serem, de qualquer forma, os mais conhecidos. Baltazar e Blimunda serão personagens eternas da literatura universal.
    Bjs

    ResponderEliminar
  30. Pinguim
    Já sabes que os portugueses, nestas coisas da morte, são uns exagerados :)
    (Aposto que a maioria dos jogadores nunca leram uma linha escrita por Saramago!)
    Bjs

    ResponderEliminar
  31. Não é modesta a sua homenagem, acho que Saramago a apreciaria.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  32. Olá Teresa!
    Apesar de não apreciar Saramago enquanto pessoa,ainda estou em dúvida para com a sua escrita.Indubitavelmente,marcou o Mundo.Quando penso em Saramago,penso na frase seguinte:"Falem bem ou mal de mim,mas falem".Daí,mesmo sendo ateu,será sempre eterno.

    Quanto a maioria dos jogadores nunca terem lido uma linha escrita por Saramago,olha que às tantas ainda nos surpreendem como fizeram ontem...:)

    Jocas gordas
    Lena

    P.S.:Convite: participe na Blogagem de Julho do blog aldeiadaminhavida. O tema é: “A Fruta da minha Região”. Vale tudo: texto, foto, imagens, vídeos, receitas, cartazes… dê asas à sua imaginação, enviando a sua participação para aminhaldeia@sapo.pt até dia 8 (de preferência). Esta semana, sairá 1 post com mais informação.

    ResponderEliminar
  33. Muito se falou, muito se fala e muito se falará ainda sobre este grande Homem, sobre este grande Escritor. Falar-se-à bem, ou mal, mas sobre ele e sua obra não haverá silêncio. Virão os "críticos literários" apontar ao conjunto de sua obra um defeito aqui, outro ali (ah, inveja maldita!); outros desfazer-se-ão em elogios. Eu calo-me porque, como quem bem disse, Saramago levou consigo todas as palavras ... e para mim só sobraram estas:

    Por causa de Saramago ainda me orgulho muito mais de ter como minha língua-mãe o Português.

    ResponderEliminar
  34. Não consigo prestar-lhe qq homenagem. Não consigo ler qq livro. É era um homem mau... Mas é apenas a minha opinião.

    ResponderEliminar
  35. Sem entrar em polémicas e atendendo ao género de Saramago, pergunto se: será que Saramago queria um Funeral, para si assim?

    ResponderEliminar
  36. Helena
    Quanto aos nossos jogadores, acho que não precisamos temer surpresas dessas :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  37. Anónimo
    Falou bem, porque não assina o que escreve?

    ResponderEliminar
  38. Expressodalinha
    Todos temos direito à nossa opinião :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  39. Samnio
    Quem sabe o que Saramago quereria? Talvez menos hipocrisia nas conversas laudatórias a seu respeito.
    Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Figueira da Foz e Jorge de Sena

Cigarros, chocolates e cigarros de chocolate

Sapos e outras superstições