Desencantos felizes


Ah, o amor que move as nossas ações e dá sentido aos nossos dias!
(O texto seguinte integra-se no desafio "Amor aos Pedaços" lançado pelo blogue Luz de Luma, com o tema "Desencanto".)


O primeiro sintoma manifestou-se no segundo ano do casamento. Era sábado e Júlia tinha perdido mais tempo do que o costume a preparar o jantar. Tinha-se esmerado. Não sabia bem porquê, não era para agradar ao marido, que estava na sala, a ver televisão, filmes atrás de séries, atrás de documentários… Estava amuado com qualquer coisa, mas Júlia já não se lembrava bem porquê, tinha-se tornado demasiado frequente. Lembrava-se, por isso, que não se tinha esmerado para agradar ao marido, também não havia visitas, nem nenhum acontecimento especial. Tinha-se esmerado porque lhe tinha dado prazer misturar ingredientes, inventar, mexer o tacho vagarosamente, perder-se nos aromas e nos sabores.
Finalmente, a mesa estava posta e a travessa na mesa. Chamou o marido. Recebeu uma resposta resmungada, vinda da sala: “Não me apetece jantar! Depois como qualquer coisa!” Em circunstâncias normais, Júlia ter-se-ia sentado a chorar, olhando para a travessa entre soluços e sentimentos de auto piedade. Mas a visão da travessa era demasiado tentadora: as massas misturavam-se com os cogumelos e os nacos de carne, os pedacinhos de cenoura e o tomate, num autêntico arco-íris culinário. Então, Júlia sentou-se e degustou cada garfada com um autêntico deleite.
O encanto dos tempos de namoro tinha-se desmoronado no meio da rotina do casamento. E Júlia ia-se apercebendo disso, sem saber como recuperar o romance. Sentia-se perdida, infeliz, desiludida.
O segundo sinal surgiu algum tempo depois desse jantar de sábado. O serão arrastava-se e Júlia revolvia-se sozinha na cama. Começou por se sentir triste, mas acabou por se levantar e fazer umas deliciosas bolachas de chocolate, que comeu com gelado.
Quando os filhos nasceram, os sintomas agravaram-se. Cada cena de gritaria era sublimada em bolachinhas de limão, ou biscoitos de canela. Uma desatenção podia gerar uma bôla de queijo e fiambre. Uma embirração, ou um amuo, podia dar origem a uma tarte de alho francês. Cada frustração transformava-se em queques de framboesa ou tarteletes de morangos.
E assim o desencantamento de Júlia se transformou na felicidade da família inteira.

Comentários

  1. Olá, querida Teresa

    "Tu és o orvalho que me beija"...
    (Meliss)

    Em pleno período pascal nos reencontramos para tecer o nosso Desencanto... entrelaçar partilhas de coração a coração...

    Menina,me vi comendo com ela as tortas deliciosas de morango... faço isso em pleno dia de semana numa confeitaria aqui perto... é mesmo um deleite como vc disse pra afogar os nossos melindres... "amuos"... agora mesmo estou caprichando num nhoque e já fiz uma torta de banana com creme e suspiro... Hum!!!
    Mas, não há Desencanto que resista à balança... de olho nela pra não descontar no corpo o que ele não recebe do Encanto... Prudência sobretudo no Desencanto!!!

    Obrigada por sua participação e nos vemos no próximo mês se Deus quiser!!!
    Bjs de Paz e Esperança junto com o meu carinho fraterno

    "Meu coração orvalhado
    pleno de gratidão,
    agradece a Deus"...
    (Élys)

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante a história...mas a heroína não ficará um pouco obesa?! :-))
    A mim nunca me daria para isso, sou fraca cozinheira! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Miguel Ângelo Fernandes15 de abril de 2012 às 18:45

    Será essa a explicação para a obesidade de muitas mulheres?... Há homens que se queixam das mulheres que perderam a graça e se "desleixaram" e relativamente às quais dizem ter perdido o interesse...
    O que chega primeiro não sei, sei que as relações a dois só podem sobreviver se houver amor e capacidade para aprofundar essa relação todos os dias, cada dia da vida...
    Belo texto Teresa.

    ResponderEliminar
  4. O empate às vezes é um bom resultado (não há vencedores nem vencidos) só que ela não se resignou (?) e... engordou.
    :)

    ResponderEliminar
  5. Dizem que o doce sublima o desgosto, mas também provoca obesidade!
    O melhor não teria sido mandar o marido às malvas e partir para outra?
    Infelizmente, a obsolescência do amor é demasiado comum.
    Gostei da história.

    ResponderEliminar
  6. Oi Teresa!
    Também participante da BC vim visistar os blogs e me deparo com seu interessante conto, uma maneira bem sui generis de superar o desencanto, seria uma sublimação?rsss
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. Gostei bastante do seu enfoque ao desencantamento.
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  8. Olá, Teresa!

    Bem interessante essa história da Júlia! Um caminho inusitado, ela escolheu, para fugir do fantasma do desencanto. Pelo menos, neste caso, ela saiu lucrando, pois, desenvolveu um delicioso talento. E é isso mesmo que devemos fazer: a nossa felicidade não está nos outros, está em nós mesmos. Temos que buscá-la, e aprender a vencer as desilusões com muita fé e determinação.

    Beijos, querida
    Socorro Melo

    ResponderEliminar
  9. Interessante. E esse desncanto não tornou a Júlia numa mulher obesa?
    Não? Mulher de sorte, com tanta coisa boa...
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  10. Pois é, amigos, há uma preocupação geral com a obesidade da Júlia. Eu também acho que ela vai engordar, é certo. Aprendeu a viver com o seu desencantamento e as suas frustrações, acho que sublimou tudo isso na cozinha. Mas não me parece que seja mais feliz!
    Hoje estou com pouco tempo para responder personalizadamente, como gostaria. Beijinhos e obrigada a todos os que por aqui passaram.

    ResponderEliminar
  11. Bom, o marido da Júlia é um chato, em compensação, a restante família deve ser bastante redondinha! Mas há que se encontrar um jeito de não andar aí pelos cantos a chorar de infelicidade, não é? Pelo menos, sempre pôs em ação a sua criatividade... :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  12. O texto é esplêndido com uma punch line absolutamente fabulosa. Em toda a leitura estava a ser conduzido para o binómio depressão/obesidade. Que grande aplauso que dei no fim.

    ResponderEliminar
  13. Oi Teresa,
    sua participação é digna de um blog de culinária!
    Tem algumas meninas dos blogs de culinária que não quiseram participar porque não sabiam como ligar o amor à gastronomia. Pois olhe que vou recomendar leitura do seu artigo. Aqui está a prova genial que é possivel ligar tudo com tudo.

    Foi uma surpresa agradabilissima passar por aqui.
    Estou seguindo a ordem numerica da lista para comentar.
    Por isso demorei. Mas quero saborear todas as "confecções" com carinho.
    Beijo além-mar.
    Rute

    ResponderEliminar
  14. Bela história. Júlia soube encontrar um escape para esquecer a indiferença do marido.

    Cozinhar é terapêutico e faz bem.

    :)

    ResponderEliminar
  15. Eu confesso que não gosto muito de cozinhar e não sou grande cozinheira. Mas é uma forma de sublimar frustrações, como outra qualquer. E, como escrevia a Rute, tudo liga com tudo, a cozinha liga com o amor, com a indiferença, com a saúde ou com a doença, com a auto-estima...

    ResponderEliminar
  16. Teresa que história linda! Amei a forma que Júlia encontrou em transformar desencanto em felicidade dos outros. Mas...e ela? Adorei sua forma literária. E gostei demais de conhecer seu blog. Estarei sempre por aqui.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que ela não conseguiu ser muito feliz, a não ser através da felicidade dos outros.
      Volte sempre, tenho muito prazer.
      Bjs

      Eliminar
  17. na família inteira, estava incluído o marido??

    Gostei do texto, mas com a nula vocação que tenho para doméstica jamais o desencanto me daria para tarefas caseiras, rrs

    Bons sonhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aposto que o marido também aproveitava as tarteletes e outras iguarias! :)
      Eu também não tenho vocação para doméstica, tinha de arranjar outra forma de sublimar os meus desencantos...
      Bjs

      Eliminar
  18. Perfeito!! Pois temos tanto por aí, mulheres e homens perfeccionistas que se esmeram em algo para melhorar a auto estima. Sendo elogiada pelos parentes é a gratificação que Júlia tem para recompensar o outro lado carente da sua vida.
    Sabe que me fez arrancar do fundo do baú, uma senhora que vivia perto da casa dos meus pais quando eu era criança. O marido era mecânico de carros e vivia sujo de graxa, chegando em casa sempre com a roupa muito encardida. Ele nunca se preocupou em banhar-se antes de sair do trabalho. Por outro lado e eu achava que fosse porque o marido era sujo, a tal senhorinha tinha mania de limpeza e não podia um cisco cair no chão de sua casa. Ela era toda magrinha e empinadinha, energética mas bem calada. Agora penso que ela talvez nunca tenha tido coragem de dizer para ele tirar os sapatos antes de entrar em casa e que a sua mania era, na realidade, o suor que gastava limpando a sujeira dele.
    Que vida dessas mulheres!!
    Adorei seu texto! Me fez mudar alguns conceitos ;)
    Beijus,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Luma, cada um encontra a gratificação onde pode!
      Bjs

      Eliminar
  19. Gostei do texto, mas de certeza que o marido se ía deliciando também com os petiscos...
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Também concordo que ela não tenha ficado mais feliz.
    E a sublimação não será uma forma de esconder a infelicidade?

    ResponderEliminar
  21. Adorei o texto... Acho que é comum a toda a gente, comigo é de certeza: quando me sinto mais em baixo, como a Júlia, corro para a cozinha e deixo que o simples acto de bater um bolo ou fazer uma tarte façam voar pela janela fora negativismos. Pode não ser muito bom para a silhueta, e sem dúvida não é uma boa solução a longo prazo, mas vale pelo que vale, que é fazer-nos snetir melhor no momento e com mais coragem e força para enfrentar o que vier ;)

    ResponderEliminar
  22. Que texto mais singelo, Teresa! E a nossa Júlia transformou desencanto em alguma espécie de felicidade. Cozinhar é mesmo uma terapia. Não resolve, mas ameniza, ajuda a suportar os inevitáveis desencantos. Muito sensível sua participação, parabéns! Um beijo!

    ResponderEliminar
  23. Tereza são tantas participações lindas, que ainda não consegui ler a todas e algumas ainda desconhecia com a sua, mas nossa querida amiga Rute, me avisou da sua participação e de fato foi a participação mais bela que vi em relação desencanto x culinária. A culinária na minha vida, mexe e mexeu muitas vezes meu lado emocional, tem aqueles dias que voce passa um dia inteiro na cozinha e espera altos elogios, mas não vem nenhum, como se aquele esforço todo e dedicação não passasse de uma refeição sem graça, e tem dias (graças a Deus, mais presentes) que fazemos uma comidinha simples e recebe muitos elogios. E isso me faz muito bem, ver os meus felizes. infelizmente tem familias que não dão valor à mãe, ou à esposa, que por vezes procuram receber um mínimo elogio que seja mesmo que através da sua comida.
    Linda sua participação. Bjos

    Josy

    ResponderEliminar
  24. Pois é, parece estranho, mas se há uma forma de ultrapassar os desencantos ou simplesmente o aborrecimento comum a muitas mulheres é mesmo a culinária. Bater um bolo, ou experimentar uma receita nova, pode ser uma forma de terapia. Quem sou eu para criticar?
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  25. Olá, Teresa!A forma da Júlia mascarar o desencanto foi tornar-se uma bela cozinheira!Bem, acho que preferia mandar embora o marido, nada paga o preço da nossa liberdade!Preferia cozinhar só para mim!
    Gostei muito do texto, achei-o lindo, mas muito triste, acho que passou bem a mensagem do desencanto!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Olá Lina. Percebeste bem a minha mensagem. Cozinhar sim, se nos apetecer, mas não para sublimar uma vida triste e frustrada.
    Volta sempre. Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Figueira da Foz e Jorge de Sena

Cigarros, chocolates e cigarros de chocolate

Sapos e outras superstições