Uma praça...



Quando o Carlos, do blogue Crónicas on the Rocks, desafiou os seus leitores para apresentarem uma praça de que gostassem, para os outros leitores tentarem identificar, vieram-me tantas à cabeça que não consegui escolher. Gosto de praças, são as salas de visita dos lugares. Umas são magestosas, ou mesmo majestáticas, outras são pequenas e acolhedoras, mas dizem sempre coisas sobre a alma do lugar.
Pensei numas quantas, em primeiro plano as praças de Lisboa. A principal, o Terreiro do Paço, já o Carlos tinha destacado no anúncio do desafio. Há outras, claro, lindíssimas: o Rossio, o Largo do Carmo, o Largo do Chafariz de Dentro, o Largo de Camões, e tantas outras. Como escolher?
E, assim de repente, lembrei-me desta praça, em Roma. A Piazza della Rotonda, também chamada Praça do Panteão. Há outras maiores, mais conhecidas, mais carismáticas, tanto em Roma como em milhentos outros locais do mundo. Mas esta concentra tudo o que me agrada. 


Desde logo, as camadas de História e de histórias. Num espaço tão pequeno, o velho templo do Panteão romano convive harmoniosamente com as casas medievais que circundam o largo e com o obelisco barroco que marca o seu centro. Depois, o ambiente. Seja verão, seja inverno, há sempre gente nas esplanadas, há sempre música, e os tons ocres das paredes convidam-nos a sentar e ficar... É assim que deve ser uma sala de visitas...

Comentários

  1. Se não tivesse mostrado aquela partezinha do frontão do Panteão, eu não descobriria, rrss

    Das praças de Roma , gosto mais de outras...

    Um bom dia, Teresa

    ResponderEliminar
  2. Olá Teresa ! :)) ... Como não vir aqui para confirmar e para agradecer esta magnífica ideia !
    Há uns anos visitei a Praça e o Panteâo e li mais tarde os Anjos e Demónios do Dan Brown. Deliciei-me com todas aquelas peripécias da trama que ele enredou nomeadamente a correspondente ao Panteão.
    Estás de parabéns pela ideia e pela foto que não é assim tão evidente como isso ! :)))

    Beijinho
    .

    ResponderEliminar
  3. Roma é a cidade que gostaria de conhecer numa próxima viagem.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Agora que estamos no fim das férias, ainda apetece mais falar de outros locais, como as belas praças que há por esse mundo fora!
    Abraço a todos os que tentaram (e descobriram!)

    ResponderEliminar
  5. Não é a "minha" praça favorita em Roma- essa é a Navona- mas a sua escolha foi muito feliz, Teresa. E até deu para invocar uma praça da minha cidade Natal que, por acaso, não acho sequer a mais bonita do Porto.
    Muito obrigado pela sua participação e por ter contribuído para animar o desafio que lancei. lá no On the rocks

    ResponderEliminar
  6. Fazia imenso calor quando andei por lá. Na sobrinha do Panteão, encostadas às colunas, as pessoas retemperavam forças. Indiferente à temperatura que se fazia sentir, a minha máquina fotográfica não tinha descanso.
    :)

    ResponderEliminar
  7. Que pena ter estado afastado, TERESA, estes últimos dias...
    bem gostaria de ter mandado a "minha" praça para o Carlos !

    Um beijo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Figueira da Foz e Jorge de Sena

Cigarros, chocolates e cigarros de chocolate

Sapos e outras superstições