Casas em Movimento

Podem faltar muitas coisas aos lusitanos, mas aí não se incluem seguramente a criatividade, a imaginação, a capacidade de adaptação. Damos constantemente provas disso, nem que seja a iludir a crise, embora nem sempre a comunicação social dê o eco devido.
Vem isto a propósito de uma casa em movimento projetada por um jovem estudante de arquitetura português, Manuel Vieira Lopes, que está a ter um enorme sucesso, estando agora em exibição num Salão Internacional em Madrid. De resto, é a primeira vez que uma candidatura portuguesa é aceite na prestigiada feira tecnológica solar Decathlon, em Madrid. É uma casa que se pauta pela inovação, o arrojo e a adaptabilidade. Completamente coberta de placas de aproveitamento da energia solar, que a recobrem como uma segunda pele, é uma casa auto suficiente em termos energéticos, com a vantagem de que todos os seus componentes se podem levantar, baixar ou rodar de modo a melhor aproveitar a luz solar. A própria casa, como um todo, pode ser movida para outro local, o que constitui uma enorme vantagem: se precisarmos de emigrar, pelo menos podemos levar a casa connosco!


Esta casa pode ser visitada em Guimarães, no âmbito da Capital Europeia da Cultura, durante o mês de outubro. A não perder, por quem andar pelo norte do país!

Comentários

  1. Olá Teresa,
    Fantástico. Mas não me surpreende a criatividade de um dos nossos lá fora. Muitos outros exemplos podíamos referir.

    E também é verdade que somos um povo capaz de se adaptar em qualquer situação....pelo menos há 500 anos que é assim. O problema é a outra face desta nossa natureza - o "chico-espertismo" que também campeia por aí e que muitas vezes nos dá uma fama bem diferente!

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JP, tens razão, há muitos exemplos da nossa criatividade. E também tens razão, o "chico-espertismo", o desenrascanço, são a face triste dessa mesma criatividade.
      Bjs

      Eliminar
  2. Quando estive em Guimarães ( Março ou Abril) creio que a casa ainda não estava lá,mas ultimamente tenho lido bastante sobre o projecto que é interessantíssimo.
    Bom fds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suponho que a casa esteve em exibição em Madrid durante o mês de setembro e só agora em outubro vai para Guimarães.
      Bjs e bom fim de semana.

      Eliminar
  3. Miguel Ângelo Fernandes29 de setembro de 2012 às 10:10

    Um espécie de contentor topo de gama... uma espécie de Ferrari das casas... apesar de aplaudir a eficiência energética ou até por isso, continuo a preferir o meu utilitário Prius... como quem diz:

    "As saudades que eu já tinha
    Da minha alegre casinha
    Tão modesta quanto eu.

    Meu deus como é bom morar
    Modesto primeiro andar
    A contar vindo do céu."

    ResponderEliminar
  4. Já tinha lido sobre o assunto mas não sabia onde a poderia ver!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem estiver no norte do país, em outubro, pode aproveitar!
      Bjs

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Figueira da Foz e Jorge de Sena

Cigarros, chocolates e cigarros de chocolate

Sapos e outras superstições