O festival de carne de cão



É na China, é claro! Inicia-se hoje o célebre Festival de Yulin, na província de Guangchi, onde o principal pitéu é a carne de cão. 
Há já anos que se organiza este festival, sempre na altura do solstício de verão e sempre acompanhado de protestos e petições vindos de todo o mundo. Como parece evidente, as autoridades de Yulin são perfeitamente indiferentes aos protestos e continuam a organizar o festival, que é um sucesso. Só nas edições de 2014 e 2015, estima-se que tenham sido mortos e consumidos cerca de 10.000 cachorros por ano. Muitos desses cães são caçados e até roubados, para serem cozinhados no festival. 
As opiniões dos chineses dividem-se: alguns dizem que comer carne de cão é um gosto, mas não uma tradição; mas muitos outros, num país conhecido pelos seus estranhos hábitos gastronómicos, consideram que é uma tradição daquela província, que não se deve quebrar.
Confesso que estou a escrever tudo isto e a sentir calafrios. O cão não é como outro animal qualquer, e mesmo em relação a qualquer animal as preocupações de bem estar já são uma constante no mundo civilizado. Mas, o cão? Acompanha-nos há milénios. Foi o primeiro animal a ser domesticado pelo homem, não como animal de criação, mas como companheiro de caça e guarda dos acampamentos. A nossa relação com o cão é uma relação especial.
Um cão compreende os nossos sentimentos e sabe expressar os seus. É o melhor amigo que se pode ter, leal, fiel, de uma dedicação a toda a prova. Um cão ama incondicionalmente o seu dono. Quem já teve um cão sabe do que falo. 
Por tudo isto, ver as imagens do festival de Yulin provoca-me os tais calafrios. E, por tudo isto, prefiro inserir aqui uma imagem de um homem, um milionário chinês, que já resgatou mais de cinco mil cachorros de serem mortos e cozinhados.
Não se pode desculpar tudo com a tradição. Se assim fosse, ainda andavamos escravizados, a arrastar grilhões.

Comentários

  1. Credo, que triste "tradição"...Pena! Não posso nem pensar!!! bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. Mesmo triste, Chica! Até me causa calafrios...
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. A triste realidade...infelizmente :(
    Seguimos o blog!
    Beijos**
    ____________
    Todo o caminho é uma aventura e uma forma de coleccionar momentos
    http://jessandrosetravel.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Gostei de saber que existem pessoas como esse milionário chinês.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Figueira da Foz e Jorge de Sena

Cigarros, chocolates e cigarros de chocolate

Sapos e outras superstições