Vamos outonear?

E pronto, o outono chegou e instalou-se de vez. O frio ainda não aperta, mas vai chovendo e os dias são cada vez mais curtos. Não sou fã desta estação do ano, a diminuição da luz diária tem um efeito direto na minha disposição. Apetecia-me hibernar, como alguns bichinhos. E sei que este efeito é muito mais comum do que se pensa...
Mas temos de reagir e... outonear! Encontrei esta palavra e resolvi adotá-la. Outonear, igual a ter atividades que tornem o outono mais agradável! Assim, de repente, lembrei-me de várias hipóteses!
O outono é uma época excelente para passear à beira-mar, por exemplo. Há muito menos gente, entre turistas e banhistas, e podemos ter o mar e a maresia só para nós.
Os serões são agora mais longos. Porque não recuperar um antigo prazer, pegar numas lãs coloridas e tricotar uma manta para as noites mais frias? Ou uma camisola para o sobrinho mais recente? Ou umas botinhas para o que vai nascer?
Enfim, há aquelas tardes de domingo, chuvosas, em que só apetece ficar em casa. Para essas ocasiões, fica uma proposta mais exigente: fazer umas tigelas de marmelada. Outubro é o mês dos marmelos e a marmelada é um dos sabores da nossa infância. E não é difícil de fazer... Aqui fica uma receita!
Um bolo de chocolate também me parece uma boa ideia. Ou, simplesmente, umas castanhas assadas, um dos prazeres da época. Sim, podemos perdoar-nos estes pecadilhos. Afinal, o verão ainda vem tão longe! Agora é o tempo de outonear!



Hai-Kai de Outono

Uma borboleta amarela?
Ou uma folha seca
Que se desprendeu e não quis pousar?
                                                              Mario Quintana


Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Figueira da Foz e Jorge de Sena

Cigarros, chocolates e cigarros de chocolate

Sapos e outras superstições