Música ao Largo

Este ano não há férias fora de casa. Estive uns dias fora em maio, talvez vá dar mais uma voltinha, lá para o fim do mês de Agosto... Sem subsídio de férias, no entanto, as férias conntrairam-se. Mas nem por isso fico encerrada em casa, a carpir. Não faz o meu estilo. E, felizmente, Lisboa tem muita coisa interessante para oferecer.

(O Largo de São Carlos espera pelos músicos)

Neste fim de semana terminou mais uma temporada de espectáculos musicais no Largo de São Carlos. Durante o mês de julho, as noites no Largo foram animadas por concertos, árias de ópera e bailados. Tudo gratuitamente, isto é, financiado pelos mecenas e parceiros do Teatro de São Carlos e da Companhia Nacional de Bailado. O público agradece e desmente aquele mito de não haver interesse por espectáculos mais exigentes em termos culturais. O que não há é outra coisa, aquela com que se compram os amendoins e os melões que refrescam a época. Pelo contrário, as pessoas afluem ao largo, às vezes com horas de antecedência, para garantirem os lugares. E enchem o largo, centenas e centenas de pessoas, de todas as idades, noite após noite, após noite. Esperam pacientemente e depois assistem, num silêncio religioso, aos belíssimos espectáculos que Jorge Rodrigues apresenta. Creio que a apresentação de Jorge Rodrigues é um dos pontos positivos destes eventos. Ele apresenta os compositores, as peças, os executantes, sempre de uma forma informal, descontraída, correta mas muito simpática.


(Carmen pela Compañia Antonio Gadès)

Só consegui assistir a três espectáculos. Mas valeram bem a pena! Saí com a alma leve e um sorriso nos lábios. Às vezes, a trautear uma ária mais conhecida ou a comentar uma música que desconhecia. Mas sempre a concluir que valeu a pena!

(Turandot, de Busoni, interpretado pela Orquestra Sinfónica e pelo Coro do Teatro de São Carlos)

Só eu sei... porque não gostaria de viver noutra cidade!

Comentários

  1. Só assisti a um e também fiz uma postagem! :-))
    É que só estou em Lisboa a meio tempo!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. É bom voltar a vê-la por aqui, Teresa. E pelo menos numa coisa, parece que estamos em sintonia, pois este fds, regressado a casa, também andei a desfrutar Lisboa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E há tanto para desfrutar! Lisboa está cada vez mais animada! Bjs
      Teresa

      Eliminar
  3. Sortuda!!! Com tantas ofertas, bem que as férias podem ser repartidas...
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. A Rosa também já tinha falado destes concertos, mas com férias e tal, ainda não desta vez que assistia um concerto destes! talvez para o ano!

    Beijocas!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Figueira da Foz e Jorge de Sena

Cigarros, chocolates e cigarros de chocolate

Sapos e outras superstições