O Hojismo


Já todos fomos crianças. Viviamos a achar que o futuro é que era bom! "Ah! Quando eu tiver 12 anos... Quando chegar aos 15, já posso sair à noite..." Imaginavamo-nos com 18 anos, crescidos, lindos, cheios de coisas interessantes para fazer! As crianças são os campeões do amanhãzismo. Projetam-se no futuro, confiantes de que ele lhes vai trazer tudo o que antecipam nos seus sonhos.
Depois, o tempo vai passando, invariavelmente. À medida que envelhecemos, começamos a olhar para trás, a reviver com nostalgia os tempos da infância e da juventude. Gostamos de contar e recontar as mesmas histórias, às vezes retocadas pelo tempo. Mas este ontemzismo não é monopólio dos idosos. Conheço muita gente mais nova que vive mergulhada num passado qualquer, numa época dourada, blindada ao presente pelos esplendores do passado. E também os há que vivem projetados no futuro, muito depois de terem passado a infância. Esquecem-se de viver o dia a dia, mergulhados em responsabilidades profissionais ou pessoais, que levam muito para lá do razoável. Projetam-se no futuro, esquecendo que o caminho para esse amanhã é atapetado de muitos hojes que merecem ser vividos plenamente.
Vivemos entalados entre o ontem, que não é mais do que um hoje que já passou, e um amanhã, um hoje nebuloso e incerto, que ainda não chegou. 
E foi assim que eu me tornei adepta do hojismo. Aprender com o passado, sim, preparar o futuro, claro, mas acima de tudo viver o presente, o dia de hoje. Com o espanto do primeiro dia e a determinação do último. O dia de hoje é o que aí está, para ser usado e abusado, gozado com desmesura, apreciado em cada minuto.
O dia de hoje está cheio de coisas fantásticas. O sol e o rio, um livro a ler à sombra, um refresco numa esplanada, a música na rua. Uma gargalhada partilhada, uma confidência. Cantar alto, mesmo desafinado, dançar sozinho, mesmo desajeitado. Um abraço, umas mãos dadas, um telefonema inesperado. Um sorriso, sempre!
Desejo a todos umas boas férias e muitos hojes cheios de alegria!

Comentários

  1. Cantar alto, nem pensar! Quanto ao resto subscrevo por inteiro.
    :)
    Boas férias!

    ResponderEliminar
  2. Excelente filosofia, essa do "hojismo"...

    ResponderEliminar
  3. Ora, muito obrigada! Também sou a favor do HOJE e valorizo muito cada momento da vida!
    Boas férias e até breve
    xx

    ResponderEliminar
  4. Posso assinar por baixo, Teresa?

    ResponderEliminar
  5. Obrigada a quem hoje se juntou aqui a esta seita de hojistas! :)
    E boas férias para todos!

    ResponderEliminar
  6. Sou adepta! Daí a máxima "carpe diem"... :)

    Boas férias para ti e beijocas!

    ResponderEliminar
  7. Abraços carinhosos ...belo e verdadeiro relato.

    ResponderEliminar

  8. Excelente reflexão que vem ao encontro daquilo que eu enso.De tanto nos preocuparmos com o futuro e com a recordação de coisas passadas que passamos pela vida presente sem a vivermos verdadeiramente.

    Assim, Viva o Dia Hoje!

    Até por sinal está um solinho bom, nem frio nem calor e, no ar, um cheirinho a terra.

    Beijos

    Olinda

    ResponderEliminar
  9. Miguel Ângelo Fernandes12 de novembro de 2013 às 23:43

    Então isto não desencrava do hoje?... Anda lá Teresa fala-nos do amanhã... Não percas o pio!

    ResponderEliminar

  10. Querida Teresa

    Desejo-lhe um Ano Novo Feliz.

    Bjs

    Olinda

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Figueira da Foz e Jorge de Sena

Cigarros, chocolates e cigarros de chocolate

Sapos e outras superstições