Dias disto e daquilo...

Como toda a gente que me conhece já sabe, não sou grande adepta de dias disto e daquilo. Sim, eu sei que servem para chamar a atenção para certos problemas ou situações de discriminação, mas na maioria das vezes parece-me que a única coisa que está por trás desses dias é uma grande pressão consumista. No entanto, não me tinha apercebido da dimensão que este fenómeno atinge. Até ontem...
Ontem, quando fazia uma pesquisa na internet, deparei-me com dados que desconhecia e me espantaram. Alguém imagina quantas efemérides se comemoram em Portugal? Nada mais nada menos do que 354, quase uma para cada dia. Mas se há alguns dias sem efeméride, há outros muito cheios. A 21 de Março, por exemplo, celebra-se a Poesia, a Eliminação da Discriminação Racial, a Floresta, o Sono, a Marioneta, a Síndrome de Down e a Árvore. Há todo o tipo de efemérides e eventos comemorativos. Do estudante ao professor, das zonas húmidas aos castelos, do ovo ao sorriso, há dias para todos os gostos, passando por todo o tipo de relações familiares e por toda a espécie de doenças. Mas há alguns dias com efemérides verdadeiramente originais. Só para dar alguns exemplos: a 24 de Abril celebra-se o animal de laboratório; a 24 de Junho comemora-se o Dia do OVNI; e a 31 de Julho festeja-se o Orgasmo. Confesso que este último me espantou. Uma rápida pesquisa elucidou-me: o dia foi lançado por uma loja de artigos eróticos, mas tem sido aproveitado para campanhas de educação sexual. 
Aparentemente, basta angariar 1.000 assinaturas para levar uma proposta de criação de efeméride até à Assembleia da República. Têm lá entrado propostas bem estranhas, como a criação do Dia do Cão ou da Fruta. Não mais estranhas, no entanto, do que outras efemérides já existentes.
Dei por mim a pensar: É tão fácil apresentar uma petição! Porque não criar um dia mais adaptado à nossa realidade? Por exemplo, porque não propor a criação do Dia da Corrupção, um dia para celebrar essa actividade tão tradicional e enraízada na nossa sociedade? E haverá, com certeza, outras propostas igualmente imaginativas.



Comentários

  1. É incrível...
    Por acaso sabia que o dia 21 de Março é um dia muito celebrado, talvez por ser um equinócio, e logo o da Primavera.

    ResponderEliminar
  2. Pinguim

    Pois, eu acho que deves ter razão, embora não vislumbre a ligação entre o sono e o equinócio!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. O Dia da Corrupção seria como o Natal - sempre que o homem quiser! :-))
    Desculpa lá a brincadeira, de facto está bem pensado!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Dia da Corrupção?
    A avaliar pela nossa Justiça... em Portugal não há corruptos...
    Voto contra.
    :)

    ResponderEliminar
  5. Rosa dos Ventos

    O problema é que há gente que quer muitas vezes!
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Rui

    Ainda bem que me lembrou que, segundo a nossa justiça, não há corruptos. Às vezes distraio-me e penso que sim!
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Então esqueceste-te do meu dia preferido??Ai, ai!!
    O dia Mundial de Sedução??? É a 22 de Outubro.
    Tb o encontrei numa pesquisa semelhante q fiz para um post do She.

    http://shetelinha.blogspot.com/2010/07/dia-mundial-da-amizade.html

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Figueira da Foz e Jorge de Sena

Cigarros, chocolates e cigarros de chocolate

Sapos e outras superstições